As doses são muito grandes e ninguém sai do Dervixe com fome. É o único restaurante turco que conheço em Lisboa, vale a pena a visita pela gastronomia, embora os pratos venham com uma apresentação ao nível de uma tasca antiga. O pormenor mais interessante é que se pode levar o vinho de casa, visto que eles não o comercializam. A apresentação do restaurante é má, com luz muito branca e uma televisão plasma a passar programinhas enquanto famílias inteiras bebem e comem desalmadamente. Muito barulho e desconfortável.
Maria S.
Place rating: 4 Lisbon, Portugal
Ainda só vou nas entradas e já estou apaixonada por este espaço aqui, na avenida 24 de Julho. É fim-de-semana, a confusão é grande — ainda há uma sala no andar de cima — e, os empregados, poucos mas simpatiquíssimos fazem o que podem para servir as muitas pessoas espalhadas pelos bancos, sentadas no chão, por onde calha. Aqui não há luxos nem copos ou pratos de design. O ambiente é muito engraçado, não faltam brochuras sobre a Turquia, a comida é fantástica, muito bem confeccionada — não vou salientar nenhum prato, são todos óptimos — e agora a grande surpresa e deveras original: as bebidas alcoólicas são levadas por nós, clientes. Um ambiente muito descontraído para um começo de noite muito bem passado.
Ana M.
Place rating: 4 Lisbon, Portugal
Sabiam que é o único turco da capital? Além disso é bom, barato e tem um sistema que me apraz bastante — pode-se trazer vinho de casa(a cerveja está fora de questão, porque também é vendida no estabelecimento)! Os donos são muito simpáticos e chegam a guardar as garrafas por um certo período de tempo no frigorífico. A ementa é variada — o mais interessante é pedir pratos diferentes e dividi-los pela companhia, de modo a experimentar de tudo um pouco. Pessoalmente, adoro as almôndegas que servem — são um must! E também há pizza em versão turca. O espaço tem dois pisos e, durante o dia, uma pequena esplanada no exterior. Giro, giro, é comer lá em cima, nos bancos típicos do país.
Mrc A.
Place rating: 4 Lisbon, Portugal
Adorei! Um restaurante turco com uma grande variedade de pratos e que tem uma boa relação qualidade-preço. Aconselho a começar com um «Especial Dervixe», que é uma degustação de várias entradas típicas; o molho de iogurte com cenoura é excepcional. Os pratos são muito bem servidos e a qualidade da comida é muito boa. O restaurante tem dois pisos, sendo que o de cima costuma ser destinado a grupos maiores. Esta divisão contribui para que, quem vai com a intenção de apreciar a refeição em sossego, não seja incomodado com o ruído dos muitos grupos que lá vão. Por razões culturais e religiosas, a venda de ácool não é permitida. Como tal, o cliente poderá levar a sua própria garrafa de vinho, sangria ou o que lhe aprouver para acompanhar a refeição. Refrigerantes e água terão de ser adquiridos no próprio restaurante. Um espaço a visitar para quem quer experimentar algo diferente a um preço bastante razoável.