Bem, é impossível passar em frente a esta loja e simplesmente ficar indiferente. Ia um pouco apressada, mas os meus olhos obrigaram-se a uma travagem brusca quando pus os olhos num painel de azulejos do século XVIII. Quando entrei fiquei ali a explorar os painéis, as esculturas de faiança, as pinturas a óleo expostas, os azulejos datados do século XVI a XX. Senti-me num armazém arqueológico, onde estavam guardadas os vestígios do desmantelamento de uma casa senhorial. Por serem raridades os preços bastante elevados, por exemplo um simples quadrado de azulejo pode custar 150 euros! Contudo, tenho a certeza que para coleccionadores são objectos que valem esse preço. No coração ficou-me uma mesa quadrada de ferro com a tampa forrada a azulejos lindíssima e que ficaria tão bem na minha sala…
Igor P.
Place rating: 4 Lisbon, Portugal
Só vejo azul e branco. E não estou nem a olhar para o céu, nem na Casa do Dragão. Na verdade, acabei de entrar na azulejaria d´Orey Tiles. Apesar de existir há pouco tempo, já me perdi durante umas belas horas no interior deste antiquário a descobrir uma peça mais bonita e curiosa do que outra. Mas até o visitante mais desinteressado deste mundo iria deixar a indiferença de lado ao decifrar um Painel de Azulejos de Júlio Pomar, no qual um talentoso gato toca saxofone, além de ficar incrédulo com o realismo das esculturas, principalmente religiosas, que«abençoam» a sua passagem pela loja. Apesar de se situar em plena capital portuguesa, a d´Orey Tiles é uma azulejaria do mundo. Logo, é comum encontrar os singulares azulejos mudéjares(ou hispano-mouriscos) e painéis indianos, que tantas vezes confundo com azulejos portugueses.
Luís S.
Place rating: 4 Lisbon, Portugal
Na Rua do Alecrim podemos encontrar esta loja, cujas montras me seduziram a entrar. É um espaço especializado em azulejaria portuguesa, onde encontramos azulejos desde o século XV até ao século XX a preços que, apesar de não serem baixos, também não serão caros, tendo em conta o tempo e a história de cada objecto. Mas não só nos azulejos se esgota o mundo da d’Orey Tiles, sendo também uma referência nas faianças e no restauro de azulejos. A loja está recheada de azulejos coloridos e peças de decoração antigas como estátuas, pratos ou bibelots. É como entrar num museu onde tudo está à venda. Ideal para comprar um presente para alguém que esteja a construir a sua casa(leia-se: fazer a piadola prática de oferecer a primeira peça da mesma), para coleccionadores, pessoas com um gosto decorativo clássico e exigente ou apenas curiosos. Um lugar a visitar.